Postado 16/05/2017 por Daniel Farkuh

Desvendando as medidas de pneus para carros clássicos

Para quem tem paixão por carro antigo, autenticidade é sempre o que mais valoriza os clássicos. Certamente chegará um momento em que precisará trocar os pneus para garantir o nível de segurança necessário. Quando essa hora chegar, será preciso conhecer as medidas de pneus para carros clássicos.

Assim, será mais fácil encontrar as opções disponíveis no mercado, já que a seleção é naturalmente menor do que para os pneus de automóveis modernos e atuais.

Para ajudar a quem procura informações para manter a autenticidade de um carro clássico, nós preparamos um post sobre pneus para essas máquinas. Confira!

Pneus de coleção

Certamente, um carro clássico pedirá pneus de coleção especial, destinados a dar um polimento final à máquina. Mesmo com a seleção de opções sendo menor, há mercado para oferecer tudo para manter a autenticidade do carro e deixá-lo com cara de novo.

Dependendo do modelo, é possível dar aquele charme com pneus de parede branca ou pneus radiais. Os pneus de coleção podem também ser do tipo com câmara ou sem câmara.

Medidas de pneus para carros clássicos

Para encontrar os pneus de que necessita, é preciso conhecer as medidas dos pneus do seu clássico. Como buscar essas informações?

Todo pneu tem um código que indica o tamanho, é como se fosse o RG. Esse código vem registrado no acessório e aponta largura, altura, velocidade máxima, capacidade de carga, pressão admitida e raio da roda onde é montado.

É importante entender esse código para comprar um pneu novo. Então, vamos usar como exemplo o código P175/70R14 86V.

A letra P indica o tipo de pneu, mas não é obrigatório estar registrada. Caso não tenha a letra no código, é indicado consultar o manual do veículo. Essa letra pode variar da seguinte forma:

  • P: passeio, mais comum para carros pequenos;
  • LT: Light Truck, apropriado para caminhonetes, vans, furgões e SUVs;
  • T: temporários, costumam ser mais finos e leves para uso como estepe ou para substituição no reboque de acidentados.

A parte 175/70 significa o tamanho do pneu. O 175 é a largura da banda de rodagem em milímetros, e o 70 aponta que a altura do pneu (faixa lateral ou “cintura”) tem 70% da largura da banda de rodagem, ou seja, nesse caso, 122,5 mm.

O R mostra que o pneu é radial, isto é, a malha de aço tem vergalhões paralelos e outros transversais, em relação ao sentido de deslocamento do carro.

O raio da roda está indicado pelo 14, medido em polegadas. Essa dimensão precisa ser exatamente a mesma descrita no código, pois é o tamanho certo do pneu para a roda.

O peso que o pneu aguenta é assinado onde está o 86. Mais uma vez, é importante consultar o manual do veículo para não errar na escolha do pneu.

V é a velocidade máxima que o pneu suporta. Nesse caso, 190 km/h.

Troca de pneus

Pneus gastos põem a segurança do motorista e dos passageiros em risco. Mas, para os clássicos, a conservação do pneu também dará mais charme ao veículo.

Por isso, una a aparência ou marca com qualidade e segurança para o seu clássico ser ainda mais valorizado.

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