Postado 09/02/2017 por Daniel Farkuh

Conheça tudo sobre a lendária Honda 750 Four

A Honda 750 Four é uma daquelas motos que caiu no gosto popular e ganhou espaço no imaginário de aficionados por motocicletas. Ela chegou com o seu “ronco” inigualável ao mercado em 1969 e fez história ― como poucas criações ― em diversos países, inclusive no Brasil.

Você também é fã da Honda 750 Four? Acompanhe o nosso artigo e relembre detalhes que fizeram do modelo um clássico do motociclismo!

Modelo levou a Honda à elite

Qual motociclista não quer uma moto que ronca alto e que tenha valor acessível? Esse foi um dos diferenciais do modelo que deixou suas rivais para trás. No mercado brasileiro, a moto também foi montada como CBX e chamou atenção, principalmente, pelo motor ― 736 cm3 de cilindrada, potente, compacto, leve e de giro suave.

Além disso, o modelo de 4 cilindros em linha era equipado com comando de válvulas no cabeçote (SOHC) e possuía lubrificação por cárter seco.

A Honda 750 Four possibilitou novas técnicas de pilotagem com a exclusividade da frenagem segura da dianteira, com freio hidráulico a disco, pinça de alumínio de dois pistões, além de partida elétrica e câmbio de cinco marchas.

Com tantas singularidades, fica fácil explicar o porquê de o modelo ter alçado a Honda Motor Company à elite das montadoras de motos.

Visual cromado e alucinante

Com quatro escapamentos, dois de cada lado, que deixavam a moto ainda mais esportiva, a primeira versão do modelo oferecia potência de 67 cv a 8.000 rpm e 6,1 mkgf de torque a 7000 giros. E ela respondia sem decepcionar, mesmo com 218 kg a seco, e calculava exatos 6 segundos de a 100 km/h. Sem falar no visual cromado, que deixava os motociclistas ainda mais alucinados pela Honda 750 Four.

O modelo foi concebido com 2.160 mm de comprimento, largura de 885 mm, altura de 1.120 mm e rodas aro 19 polegadas na frente e 18 atrás. De design robusto e imponente, a Honda 750 Four também tinha tanque vigoroso, com capacidade para 17 litros.

Ao contrário de outras criações da Honda na época, a 750 Four tinha como alvo um público mais aventureiro.

Honda 750 Four firmou o domínio das motos japonesas

E a aventura em cima de uma Honda 750 Four, no Brasil, durou décadas. Atualmente, a Honda ainda comercializa o modelo no Japão, mas com produção limitada. Aqui no Brasil, é possível encontrar versões desse modelo clássico nas mãos de colecionadores.

Na época do lançamento, a poderosa moto ― que ganhou o apelido de 7 Galo ― foi sucesso de vendas no segmento de motocicletas de grande porte. O modelo chegou a ser comercializado com preço acima da tabela em alguns países. Nas concessionárias brasileiras a disputa por uma Honda 750 Four era tão alta, que havia fila de espera para a compra!

E o sucesso do modelo também firmou o domínio das motos japonesas e quebrou a supremacia das motos norte-americanas e inglesas.

Você também é apaixonado pela Honda 750 Four? Compartilhe seus conhecimentos com a gente nos comentários.