Postado 25/07/2016 por Daniel Farkuh

Como cuidar do seu carro antigo para ele ter sempre boa aparência?

Você sabe que manter seu veículo com a manutenção em dia é fundamental para sua segurança, certo? Mas há outra medida muito importante que devemos ter com nosso carro antigo: cuidar de sua aparência e conservação.

Saber como cuidar do seu carro, principalmente um clássico, da maneira correta vai te ajudar a mantê-lo sempre bonito e valorizado. Acompanhe as dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa:

Lave seu carro regularmente

Um retoque na aparência aqui ou ali pode ajudar no dia a dia. Contudo, é essencial que você se dedique a lavar seu carro pelo menos uma vez por semana.

Manter seu carro longe da água e do sabão por muito tempo pode fazer com que diversos tipos de detritos danifiquem a lataria. Areia, partículas que se soltam do asfalto e dejetos de animais podem deixar marcas indesejadas se não forem removidas logo.

Prefira panos e flanelas macias e produtos próprios para a lavagem de veículos. Também é recomendável a utilização de cera líquida, pois ela conserva a pintura e evita o acúmulo de água — que pode propiciar a formação de ferrugem. Outra dica pra se livrar da água em excesso é rodar com seu veículo logo após a lavagem.

Cuidados com a limpeza interna

A parte interna do seu carro pode exigir alguns cuidados especiais na hora da higienização. Há diversos materiais que compõem o interior do veículo, então atenção para não utilizar produtos e métodos de limpeza que possam causar danos.

Tenha cuidado especial com os bancos e demais partes estofadas. Nesses locais, a água é absorvida rapidamente, dificultando a secagem. Prefira o uso de um pano úmido ou aspirador de pó.

Bancos em couro são mas práticos na hora da limpeza, bastando apenas o uso de um pano macio e um pouco de sabão líquido. Além disso, para mantê-los sempre com boa aparência, é recomendado fazer a hidratação uma vez por ano.

A higienização interna combate ácaros, fungos e odores indesejados. Por isso, não é bom que você espere acumular muita sujeira e manchas no interior de seu veículo. Além de desvalorizar seu carro, poderá causar até mesmo problemas de saúde.

Escolha um bom local para estacionar

O ideal é sempre parar e locais cobertos. Os raios solares incidindo diretamente sobre o veículo por muito tempo podem desgastar a pintura.

Diferente do que pode parecer, parar debaixo de árvores em busca de suas sombras pode não ser um bom negócio. Além do risco do seu carro ser atingido por galhos e dejetos de aves, a pintura pode se desgastar mais nas partes menos cobertas pela sombra.

Como cuidar do seu carro no dia a dia

Você também pode tomar algumas medidas rotineiras para manter o bom visual do seu veículo. Verifique as condições dos acessórios externos e se os faróis estão bem regulados, e veja também se não há nenhuma luz de sinalização queimada.

Tenha sempre em seu carro uma flanela limpa e um borrifador com produto de limpeza automotiva. Assim, você poderá se livrar rapidamente de alguma sujeira na lataria.

Pra dentro do carro há vários produtos que facilitam aquela limpeza rápida que evita que a sujeira vá se acumulando — saquinho de lixo e perfumadores automotivos são bem-vindos. Manter os pneus calibrados e utilizar produtos para realçar sua cor também ajudarão no visual.

São medidas simples como essas que garantirão a boa aparência do veículo. Até mesmo na hora de fazer negócio, seu carro será mais valorizado se for bem cuidado.

Gostou das dicas de como cuidar do seu carro? Siga nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas informações e novidades!