Postado 30/11/2016 por Daniel Farkuh

Aprecie os famosos carros dos anos 70!

A paixão por carros antigos vem crescendo consideravelmente no Brasil, e os modelos da década de 70, com certeza, são alguns dos mais cultuados, tanto nacionais quanto estrangeiros.

Nomes como Dodge, Maverick, SP e vários outros foram bastante procurados naquele tempo, por unirem design arrojado e várias inovações, resultando em carros bastante agressivos.

Vamos listar aqui alguns dos modelos que marcaram época. Confira!

Opala ― GM

Esse foi o primeiro modelo de passeio produzido pela montadora americana no país, sendo feito de 1968 a 1992. Teve o design inspirado no alemão Opel Rekord, mas com a mecânica e potência trazidas do americano Impala.

Essa mistura foi logo aprovada pelos brasileiros, e rapidamente ele se tornou um clássico nacional. Já serviu de viatura, carro executivo a sua versão mais perua, a Caravan, chegou a servir de ambulância. Teve motores de quatro e seis cilindros, de 2.5 até 4.1 litros.

Corcel ― Ford

Modelo que contava com um dos mais belos designs da época. Lançado em 1968, era originalmente um quatro portas, mas depois ganhou a versão coupé, que acabou sendo a que seguiu em frente. Trazia inovações mecânicas e, mesmo não tendo um motor muito forte, que variava entre 1.3 e 1.6 litros, era um carro leve e dinâmico, atingindo altas velocidades.

Teve versões mais equipadas como o GT e GTXP. Em 1977, chega o Corcel II, com linhas mais retas e mais moderno. Deu origem ao Ford Del-Rey e sua versão perua, a Bellina, também grandes sucessos da montadora.

Ford Maverick

Um dos mais cultuados modelos dos anos 70. Foi lançado nos Estados Unidos, nos anos 60, mas produzido no Brasil com imenso sucesso. Vinha na versão Super, Super luxo e GT. Um dos destaques era a motorização, V6 nos Super e Super luxo, e V8 no GT, o que lhe dava 199 cavalos de potência.

Um dos destaques eram as faixas laterais e a traseira Fastback (bem baixa). Esse último detalhe gerou algumas críticas, pois reduzia a visibilidade traseira. Apesar de não ser fabricado há mais de 35 anos, ainda é adorado por motoristas de todas as idades.

Passat ― Volkswagen

Esse modelo foi lançado na Alemanha em 1973 e chegou ao Brasil no ano seguinte. Vinha nas versões Standard e L, com motor 1.5. A versão quatro portas veio em 1975, e futuramente o carro receberia versões de até três e cinco portas, além de motores e detalhes estéticos diferentes.

Durante todos esses anos, teve várias gerações e até hoje é fabricado, sendo um modelo totalmente reestilizado. Mas, para os aficionados, aquela primeira geração (1974/1981), continua imbatível.

Gurgel Xavante

Para finalizar a lista, vamos homenagear um modelo nacional. Essa foi a primeira montadora cem por cento brasileira, idealizada por João Gurgel, em 1968. Em 1972, veio o modelo Xavante, um jipe compacto.

A montadora recebeu uma grande encomenda dos jipes pelo exército brasileiro, o que impulsionou as vendas nos anos 70. Com a abertura e concorrência dos anos 90 e sem incentivos, a empresa encerrou atividades em 1996, mas seu jipe ainda faz bastante sucesso.

Vários carros dos anos 70 ainda são idolatradas por fãs em todo o Brasil. Gostou da nossa lista? Qual desses modelos é o seu preferido? Compartilha com a gente na sessão de comentários!