Postado 02/01/2017 por Daniel Farkuh

7 cuidados que você deve ter antes de comprar carros antigos

Quando você decide comprar carro antigo, há um grande risco de esbarrar em alguns detalhes que devem ser muito bem observados. Afinal, o carro vai lhe acompanhar por algum tempo e é lógico que você não vai querer, em momento algum, que ele lhe deixe na mão!

Sendo assim, alguns fatores na hora da compra devem ser muito bem avaliados para que esse momento, que é sempre de grande satisfação pessoal, não se transforme em algo extremamente frustrante.

Se é esse, então, seu objetivo — adquirir um carro antigo — confira nossas dicas para que sua compra seja a mais gratificante possível e que você não leve “gato por lebre”!

1. Observe os pontos de ferrugem

Buscar pontos de ferrugens, bem como marcas marrons, bolhas, entre outros sinais ao verificar o carro que deseja comprar é de vital importância. Esses pequenos pontinhos — se não forem tratados — podem se tornar, em pouco tempo, um estrago muito grande. Lembrando que pontos de ferrugem não é difícil reparar, no entanto, saiba que jamais ficará perfeito.

2. Fique de olho na quilometragem

Nem sempre o que marca o odômetro é a quilometragem verdadeira. Infelizmente, muitas vezes esse dado é adulterado e, por isso, é importante verificar outros detalhes que podem apontar que o carro é bem mais rodado do que aparenta.

De acordo com especialistas, carros antigos com alta quilometragem, mas que tiveram, no decorrer de sua existência, uma boa manutenção e os devidos cuidados podem apresentar, sim, melhor estado do que aqueles bem menos rodados.

3. Verifique a placa de identificação do carro

A placa de identificação fixada no chassi do carro antigo pode contar um pouco sobre a vida do veículo, sendo possível saber se houve alterações na cor, tipo de motor e acabamento. Algumas placas são muito bem detalhadas, outras nem tanto. Apesar disso, não deixa de ser uma forma de verificar se o veículo foi alterado ou não.

4. Pesquise bastante antes de comprar carros antigos

Se você não deseja errar na escolha na hora de comprar seu carro antigo, pesquisar é preciso! E o que não falta são meios de pesquisa: lojas especializadas, particulares, sites, entre outros, são apenas alguns dos meios que podem te ajudar a achar o que deseja. Por isso, seja exigente, não tenha pressa e procure até achar o que mais lhe agradar.

5. Prefira os carros dos anos 80

Se você já tem uma preferência por veículos dessa década, agora é o momento de adquirir um exemplar, uma vez que a cada dia seus valores vêm subindo e eles têm sido cultuados por muita gente especializada.

Como exemplo, podemos citar carros considerados esportivos, como Camaros IROC-Z, Chevrolet Monte Carlo e Buick Grand Nationals, e, diga-se de passagem, muito valorizados.

6. Fique atento às cores

Não esqueça de quando avaliar determinado carro, prestar atenção nas cores, tanto no interior quanto no exterior do veículo. Carros sem as cores originais de fábrica torna-se difícil saber o histórico e, por isso, perdem um pouco do valor.

Quanto mais original for o exemplar, mais valor de mercado ele terá. Vale a pena, nesse momento, consultar um mecânico especializado.

7. Saiba o número de carros produzidos de determinado modelo

Um fator muito importante que valoriza muito o carro antigo é o número de exemplares fabricados. Por isso, se inteire sobre essa questão. Isso pode ser comprovado e verificado facilmente através de consultas na internet.

Pronto! Agora você já sabe o que não pode deixar de observar antes de comprar carro antigo! Então, se você gostou dessas dicas, que tal assinar nossa newsletter e ter acesso a vários conteúdos como este?