Postado 28/11/2016 por Daniel Farkuh

6 melhores salões do automóvel do mundo que você precisa visitar

Os salões do automóvel são, tradicionalmente, os maiores eventos na indústria automotiva. Eles atraem milhões de apaixonados por carros em todo o mundo a cada ano, e servem para que os fabricantes de carro promovam os seus mais novos produtos, e também testem as ideias e os veículos-conceito, obtendo importantes indicadores de tendência.

No post de hoje, apresentamos os 6 melhores salões do automóvel do mundo que você não pode deixar de visitar. Veja!

1. Tóquio Motor Show

Acontece no Japão, país onde estão vários dos maiores fabricantes de carros do mundo, o Tóquio Motor Show, no qual os produtores se reúnem para mostrar conceitos, ideias e a próxima geração de engenharia e design.

Tóquio é uma das maiores cidades do mundo e, portanto, uma excelente vitrine para qualquer fabricante. Atualmente o salão de Tóquio acontece bienalmente.

Aproveitando a vibe cultural da cidade e, porque não, no país, o Tóquio Motor Show concentra-se na apresentação de veículos conceituais em vez de modelos de produção.

2. Salão de Detroit

Realizada anualmente na cidade Detroit, a capital automobilística americana, o North American International Auto Show é um evento tradicional em que muitos dos fabricantes americanos exibem suas novidades.

A mostra inclui, também, a cerimônia de premiação de carro e caminhão americano do ano, conferindo-lhe ainda mais influência no cenário internacional.

3. Salão Internacional de Genebra

A cidade de Genebra tem relevância para o mundo por várias razões, mas atualmente, a maior delas é o Salão Internacional de Genebra, o que é irônico, uma vez que a Suíça não tem indústria automobilística.

Todos os anos, no mês de março, a cidade torna-se o lar de centenas de milhares de aficionados por automóveis, interessados em ver as estreias dos principais fabricantes de carros do mundo, fato pelo qual o evento é conhecido atualmente.

4. Auto Xangai

A China vem se tornando um alvo vital para a indústria automobilística, devido à crescente paixão dos chineses por carros aliada ao enorme tamanho do mercado chinês.

O Auto Xangai foi iniciado na década de 80, e é realizado a cada dois anos no mês de abril, transformando-se em uma grande oportunidade para as companhias norte-americanas e europeias mostrarem os seus lançamentos no mercado asiático.

5. Frankfurt Motor Show

O rei dos salões do automóvel é, inegavelmente, o Frankfurt Motor Show, realizado anualmente no mês de setembro.

O Internationale Automobil-Ausstellung foi dividido em dois em 1991, dadas as suas enormes proporções, já naquela época. Desde então, nos anos pares, veículos comerciais são mostrados na cidade alemã de Hannover. Já nos anos ímpares, veículos de passageiros são colocados em exposição em Frankfurt.

Como outros grandes salões do automóvel internacionais, o de Frankfurt tem suas origens no final do século 19.

6. Salão do Automóvel de São Paulo

O Brasil vem se tornando, nos últimos anos, um dos principais mercados automobilísticos do planeta, com várias montadoras estrangeiras aportando por aqui. Seguindo essa tendência, o Salão do Automóvel de São Paulo, registra um grande crescimento e desponta como um dos grandes eventos internacionais.

Sua primeira edição aconteceu em 1960, reunindo 12 montadoras, e hoje já é considerado o 4° maior do mundo, com mais de 500 veículos expostos e um público de quase 1 milhão de pessoas.

E você? Já foi em algum destes eventos? Conte pra gente nos comentários desse post!