Postado 24/05/2017 por Daniel Farkuh

5 vantagens da Gasolina Premium

Você sabe qual a melhor gasolina para seu carro? Para muitas pessoas, a única pesquisa feita na hora de abastecer é o preço. Esse pode não ser um hábito muito saudável.

Para os amantes de carros antigos, nosso post de hoje também será muito útil. Vamos mostrar a diferença entre a gasolina premium, comum e aditivada para que você fique por dentro de qual a melhor opção de acordo com o motor do seu carro.

Antes de abastecer, confira todas as nossas dicas e faça a escolha correta!

Diferenças entre os tipos de gasolina

É bom lembrar que cada tipo de gasolina tem uma composição diferente. Saber o que as diferenciam vai te ajudar a fazer uma escolha melhor. Confira as características de cada uma delas:

  • Gasolina aditivada: mesma composição química da gasolina comum. A diferença fica por conta da adição de detergentes e dispersantes — componentes químicos que mantém bicos injetores, válvulas e bomba livre da carbonização.
  • Gasolina premium: também conta com detergentes e dispersantes, porém seu refino é feito a partir de um petróleo de melhor qualidade que tem composição mais fina.
  • Gasolina comum: não possui os detergentes especiais, o que causa um acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão ao longo do tempo.

Lembrando que o termo “detergente”, no caso das gasolinas, se refere a limpeza especialmente de óleo e graxa.

Qualidade de cada tipo de gasolina

Ainda existem muitas dúvidas sobre a qualidade da gasolina comum, aditivada e premium. A verdade é que a aditivada e a premium possuem melhor qualidade e são ideais para quem deseja manter o motor mais limpo.

Cada fabricante utiliza uma determinada quantidade ou qualidade de detergentes na composição do combustível, por isso é interessante evitar a troca constante. Quando for abastecer, dê preferência para marca que já costuma utilizar no carro.

Se você deseja começar a utilizar uma gasolina de melhor qualidade, lembre-se de que o processo deve ser feito gradativamente. Se a gasolina utilizada há mais tempo for a comum, da próxima vez que for abastecer coloque apenas 10% da gasolina aditivada e o restante da comum.

Vá aumentando aos poucos essa quantidade até que o carro já esteja rodando normalmente com um combustível de melhor qualidade.

Esse hábito é importante devido às impurezas que podem estar acumuladas no motor do carro e no sistema de combustão. Ao trocar a gasolina bruscamente, essas sujeiras podem entupir os bicos injetores.

Gasolina certa para o motor

Esse é um detalhe importante que muitos donos de carro não dão a devida atenção. Nem todos os motores funcionam bem com a gasolina premium ou a aditivada.

Os carburados, por exemplo, não aceitam muito bem a aditivada por não ajudar muito na carbonização. O indicado é utilizar a gasolina comum e adicionar aditivos de tempos em tempos. Esse efeito é mais benéfico para seu veículo. Para os donos de carros antigos fica a dica: evite abastecer com aditivada e premium.

Alguns motores mais modernos também não necessitam de gasolinas especiais. Eles já contam com sistemas de limpeza que retiram as impurezas dos combustíveis.

Vantagens da gasolina premium

Agora que listamos uma série de informações sobre os combustíveis, é hora de focar na gasolina premium. Muitos motoristas abastecem apenas com a premium sem ao menos saber seus reais benefícios. Confira alguns deles:

  1. Queima de combustível na hora certa e aproveitamento máximo do curso do cilindro.
  2. Melhor desempenho e rendimento por conta da sua maior octanagem.
  3. Menos poluente que as outras devido a menor quantidade de enxofre em sua composição.
  4. Menor acúmulo de impurezas no motor.
  5. Aumento a vida útil do motor.

Gostou do nosso post de hoje sobre a gasolina premium? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades!