Postado 17/05/2017 por Daniel Farkuh

5 dicas para evitar golpistas nas vendas de carros clássicos na internet

Comprar um carro clássico é o sonho de muitos motoristas. Há quem fique anos “namorando” a ideia e estudando os modelos antes de bater o martelo.

Muitos donos de automóveis clássicos gastam uma boa quantia para adquirir um veículo em bom estado e com um alto nível de originalidade. Essa oportunidade de ganhar dinheiro chama a atenção de golpistas, que se aproveitam da internet para anunciar carros como se fossem verdadeiras relíquias, mas que, muitas vezes, não passam de enganação.

Veja neste post 5 dicas para evitar golpes nas vendas de carros clássicos na internet. Prepare-se para fechar apenas bons negócios!

1. Observe o comportamento do vendedor

Vendedores que estão querendo aplicar um golpe precisam ser rápidos, trabalhar em cima da emoção da vítima e depois desaparecer. Uma tática bem conhecida dos golpistas é dizer que o carro está com muitos interessados e que existe fila de pessoas querendo conferir o modelo.

Mediante a urgência de não perder o carro, o comerciante pede uma quantia como sinal para “reservar o carro”. O que acontece muitas vezes é que o sujeito some depois de receber a quantia, restando ao comprador apenas o prejuízo.

Fique atento ao comportamento do vendedor durante o contato. Caso ele esteja querendo vender o carro com pressa ou pedindo por um sinal para segurar o veículo, desconfie. Peça calma, diga que pretende ver o carro ou que precisa de informações. Não se esqueça: em negociações pela web, nunca adiante valores sem ter certeza do que está fazendo ou com quem está lidando.

2. Preste atenção nas fotos

A internet é um grande banco de imagens aberto. Isso significa que alguém pode muito bem digitar “Maverick V8 1977 novinho”, copiar as fotos e utilizá-las. As fotos ajudam a observar o carro anunciado, mas nada garante que as imagens são legítimas. Por isso, nada de comprar um carro só com base nas fotos do classificado.

3. Experimente e avalie o carro

Outro risco que o comprador corre é adquirir um carro que não esteja com a estrutura interna em boas condições. Para evitar ser surpreendido, vale a pena conversar com o vendedor e dar uma volta com o carro. Sinta o motor e as condições de dirigibilidade. Se for possível, leve o veículo até uma oficina de sua confiança para uma avaliação.

Caso o vendedor não permita avaliação externa, tente visitar o carro acompanhado de alguém que conheça um pouco sobre mecânica automotiva e que possa dar uma opinião sincera sobre o automóvel.

4. Pesquise sobre o carro

Existem quadrilhas especializadas em roubos de carros e revenda dos mesmos pela internet. Para se livrar logo dos veículos, os golpistas colocam preços excelentes e tratam tudo como uma negociação normal.

Para evitar comprar um carro roubado ou alterado de maneira ilegal, consulte os documentos do automóvel. Faça uma pesquisa na internet para averiguar a situação do licenciamento ou a existência de sinistros ou roubo.

5. Olhe atentamente para as peças

Carros antigos possuem dois tipos de peças em sua composição: as originais e as paralelas. Alguns colecionadores só possuem interesse em carros originais e que não tenham peças alternativas. Vale a pena checar as peças e saber sobre sua originalidade.

Estas são algumas dicas que devem ser colocadas em prática na hora de comprar carros clássicos na internet. Lembre-se que a mesma lógica se aplica aos carros convencionais. Pesquise e tenha menos empolgação na hora de comprar um automóvel pela rede. Tome muito cuidado na hora de bater o martelo.

No webclassicos.com.br, você encontra um local especializado na compra e venda de automóveis antigos e exemplares clássicos. Entre em contato conosco e descubra um lugar seguro para adquirir o carro dos seus sonhos pela internet!